quinta-feira, 2 de julho de 2009

"Pais e Filhos".

Antes de sermos pais, somos filhos e, é por esta razão, que muitos de nós encontramos dificuldade nessa relação depois de nos tornarmos pais. As palavras que nos foram ditas durante nossa infância e a forma como fomos educados e criados por nossos pais, exercem influência negativa ou positiva sobre nossas vidas.
A personalidade de uma criança é extremamente desenvolvida nos primeiros anos, momento em que o contato com o mundo exterior é proporcionado pelos pais. O ser humano que ela será no futuro depende muito da maneira como a personalidade foi formada na primeira infância. Valores, princípios, noções de cidadania e caráter, são alguns dos maiores bens que um pai pode deixar para seu filho.Os filhos são, sim, espelhos de seus pais; eles aprendem e absorvem tudo o que vêem. As crianças tomam os pais por modelos, visto passarem a maior parte do tempo com eles e, por isso, devemos analisar que tipo de modelo temos sido como pais e como é o caráter que estamos ajudando a formar em nossos filhos.
Os pais devem ter autoridade sobre seus filhos, sem confundir isso com autoritarismo. Uma criança que cresce num sistema autoritário, quando atinge adolescência, pode tomar dois rumos: não saber tomar decisões ou rebelar-se contra os pais e suas ordens. Crianças são seres humanos que pensam, têm sentimentos e idéias próprias e têm de haver respeito por isso.
Um pai que age com autoridade é aquele que sabe impor limites, dizer não, preparar o filho para um mundo real, sabe ouvir e entender os sentimentos de seu filho e transmitir valores espirituais.Temos de ensinar a criança nos caminhos do Senhor, levá-la à igreja, mostrar o nosso amor por Cristo, transmitir a nossa fé e a esperança que somente encontramos em Deus. É necessário que eles tenham suas próprias experiências, pois não viverão das nossas, do nosso testemunho de vida, do sobrenatural de Deus em nós, do encontro que tivemos com o Senhor. Empurrar a sua fé para o coração do seu filho, só vai afastá-lo, portanto, temos de clamar e orar para que nossos filhos se apaixonem por Deus da mesma forma como nós nos apaixonamos, só assim, nossos valores espirituais estarão bem firmados nestes coraçõezinhos.
A tarefa de educar é, muitas vezes, cansativa e difícil, mas se colocarmos nossas forças no Senhor, Ele nos fortalecerá.
Se entendermos que nossas atitudes hoje formarão o adulto de amanhã, reuniremos forças suficientes para avançarmos nesta jornada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário